Participantes tiveram oportunidade de harmonizar os 4Cs da Bahia: cachaça, charuto, café e chocolate. Os 4Cs são produtos tipicamente baianos, com produção centenária no estado
Por: Gabriela Nascimento
O Festival Origens recebeu em Salvador, entre os dias 19 a 22 de outubro, apreciadores de charutos de todo Brasil, em um resort beira-mar. A quinta edição do evento propôs uma programação completamente renovada, que uniu visitações à produção de tabaco no Recôncavo da Bahia, jantares especiais, oficinas de harmonizações com o charuto e a oportunidade de colocar o pé na areia a poucos passos do hotel.
Aracy Goulart participou pela segunda vez e afirmou que ficou encantada mais uma vez vendo o processo desde o momento inicial até o produto final. “Me encanta o envolvimento e valorização da mulher na mão de obra do setor. É vindo que a gente consegue entender o valor agregado do produto. Foram momentos de ganho de conhecimentos que levo para a vida. O modelo da programação desta edição veio bem mais harmônico. Saio daqui muito feliz e já estou esperando pela próxima edição!”
Os visitantes foram recepcionados com a abertura da Vila Charuteira – um espaço de exposição das marcas de charutos participantes deste ano: Diógenes Puentes, Don Porfírio, Leite & Alves, Musketeiros e Nuni. Foi na vila também que o público pôde conhecer marcas parceiras de cachaça, café e chocolate, que compõem, junto com o charuto, os 4Cs da Bahia – produtos com origem tipicamente baiana. O local foi o coração do evento todas as noites, onde foram oferecidos coquetéis receptivos, jantares especiais e música ao vivo.
No segundo dia, os participantes viajaram até o Recôncavo para conhecer a cadeia produtiva do tabaco, que se inicia no plantio da semente, até a produção do charuto que é exportado para todo o mundo. Foi possível ver em uma fazenda em Cruz das Almas o tratamento da folha de tabaco, todo o processo que ela passa por diversas mãos, até estar no ponto ideal para ser utilizada na manufatura.
Em seguida, a programação seguiu para a Fábrica Leite & Alves, em Cachoeira, onde também funciona o Museu do Charuto, que preserva a história do tabaco iniciada ainda no Brasil colônia. Os visitantes ganharam os lançamentos Le Cigar Toro Maduro e Robusto Collection e puderam participar de dinâmicas de degustação de charutos às cegas valendo prêmios e fazer junto com as charuteiras o seu próprio charuto.
O deputado Federal Rafael Pezenti, conta que o festival foi surpreendente. “Encontrei uma imersão em um mundo que para mim era desconhecido. Fui produtor de fumo. Minha família sempre produziu fumo em Santa Catarina. Foi com a cultura do tabaco que minha família conseguiu manter minha irmã e eu na faculdade. A produção aqui é muito diferente do que é feito no Sul. Conseguimos ver na prática, colocando o pé na roça como a produção é, sem enfeites, de forma verdadeira. Saio daqui com uma impressão muito positiva de todo o processo.”
No terceiro dia, livre e ensolarado, os participantes se dividiram em aproveitar a estrutura do resort, a praia convidativa e a cidade de Salvador. À noite, com a festa de encerramento, foram proporcionadas oficinas de harmonização do charuto com a cachaça e o chocolates, que foram ministradas por Alexandre Avellar, Francesca Sancii e Jamelão.
O presidente do Sinditabaco Bahia, Renato Madeiro, contou que toda a equipe de organização do evento está muito orgulhosa. “Foi um festival diferente, pé na areia, em Salvador. Visitamos uma empresa que nunca tinha aberto as portas. Foi uma experiência única e diferente de todos os outros festivais.” Aproveitou também e convidou para a próxima edição. “Agradeço aos que participaram e quem não veio, não perca a próxima edição”, concluiu.
“A palavra é gratidão”, afirmou o diretor executivo do Sinditabaco Bahia, Marcos Augusto Souza. “Já estamos pensando na próxima edição, sempre em busca de oferecer um evento novo para quem nos visita. Só temos a agradecer por esse momento de alegria para todos que trabalharam para o festival acontecer.”
O festival é uma realização do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco Bahia), com o apoio das empresas associadas do setor. Nesta edição, o evento contou com as parcerias das cachaças Rio do Engenho e Matriarca; chocolates Luzz Cacau, Modaka Cacau de Origem, Benevides Chocolates Finos e Ju Arléo Chocolates; cafés Colheitas da Alegria e Latitude 13; e Sentatti Umidores.