Blog

Notícias e Publicações

Festival Origens promove harmonização entre produtos baianos

Festival Origens promove harmonização entre produtos baianos

Evento seguirá até este sábado (2) apresentando a cadeia produtiva do charuto e suas principais combinações

Gabriela Nascimento

O segundo dia de programação do Festival Origens, nesta sexta-feira (1°), contou com workshops de harmonizações do charuto baiano com os chocolates da Chor e os cafés da Latitude 13°, empresas parceiras do evento. O objetivo foi apresentar aos participantes, novas possibilidades sensoriais com os produtos. 

O mineiro Alexandre Avelar é dono do site Conexão Tabaco, considerado uma das principais referências do tema no Brasil. Para ele, harmonizar um charuto baiano com um chocolate também da Bahia, foi enriquecedor para sua experiência com a degustação do produto. “O que mais gostei foi o chocolate 70% da Chor, por untar mais a boca ao menos tempo que não tem um doçor tão pronunciado. Dessa forma os sabores não brigaram, foi o ideal”, explicou.

Já o paulista Thomas Ziemer, criador do canal do youtube “Degustando Charutos” contou sobre a combinação do charuto com o café. “Sou apaixonado pela harmonização entre esses produtos. Aqui, uni um charuto muito gostoso e fácil de fumar, com um café bem sedoso também. Pra mim, foi um casamento perfeito”, comemorou.

O festival é uma realização do Sinditabaco em parceria com o Sebrae, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix, Café Latitude 13º, Chor Chocolate e Cachaça Rio do Engenho.


Foto: Luan Dias