Blog

Notícias e Publicações

Festival Origens leva participantes para fábrica Leite & Alves e promove workshop de charuto com chocolate

Festival Origens leva participantes para fábrica Leite & Alves e promove workshop de charuto com chocolate

A programação também incluiu visita ao Museu do Charuto, na fábrica Leite & Alves, e apresentações culturais no Terra Dannemann, em São Félix

Alissandro Lima

 

Na tarde deste sábado (20), os participantes do Festival Origens 2018 visitaram, em Cachoeira, a fábrica de charutos Leite & Alves, fundada em 1854. Durante a visita, conferiram de perto a produção de diferentes linhas de charutos da marca, que inclui o trabalho artesanal das charuteiras e  o processo automatizado de produzir cigarrilhas. Além disso, a programação contou com workshop de harmonização do charuto com chocolate.

 

O paulista Dirceu Portela se emocionou ao ver a marca da Suerdieck no Museu do Charuto. "Comecei a trabalhar como vendedor de charutos em 1985, a convite de um amigo, e nesse período vendi Puro Baiano, Suerdieck, Corona e Beira Mar. Em 1994 tive a oportunidade de criar a minha charutaria, Fina More, que este ano completou 24 anos. Hoje, ao ver a marca da Suerdieck, empresa que vesti a camisa, me veio na cabeça tantas histórias e lembranças boas e foi impossível conter as lágrimas", comentou.



 

Na foto: Museu da Fábrica Leite & Alves


No workshop ministrado por Henrique Almeida, dono da Fazenda Sagarana Chocolate de Origem, os participantes receberam muitas dicas sobre o chocolate e como harmonizá-lo com charuto. Esse foi o terceiro workshop do Festival que contemplou os 4 C da Bahia: cachaça, café, charuto e chocolate.

 


Na foto: Henrique Almeida realizando workshop de harmonicação do charuto com chocolate


Para Roberta Vieira, também de São Paulo, os workshops de harmonização com os 4C da Bahia foi uma experiência deliciosa. "Apreciamos os 4 C de forma bem entretida, com critérios, e amamos muito, principalmente a cachaça e o chocolate. A organização do evento está de parabéns, foi sensacional", concluiu.

 

O festival é uma realização do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Prefeitura Municipal de Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix, Café Latitude 13º, Fazenda Sagarana - Chocolate de Origem e Cachaça Rio do Engenho.

 

Fotos: Luan Dias.